Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Francisca Nonato de Macedo
Maria Aparecida do Carmo Oliveira
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Francisca Nonato de Macedo
Maria Aparecida do Carmo Oliveira
Josevane Aguiar Paes de Alencar
Lourenice Barbosa Lima Scheffler
Ana Célia Sobrinho
Leonice Oliveira Araújo
Ana Célia Sobrinho
Leonice Oliveira Araújo
Unidade Escolar: Colégio Estadual Antonio Alencar Leão
Projeto de Leitura: TIC Leitura e Lazer
12/09/2010
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental 1º ao 6º ano
Língua Portuguesa, Literatura, Informática, História, Geografia, Artes e Ciências
Leitura & Lazer
Gênero textual: Conto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar o interesse pelo computador como alternativa para leitura, produção e aprendizagem;
Descobrir os meios de utilização do software Drawing for Children, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de gênero textual conto e produzir de texto com uso de software.
Duração das atividades
8 horas ( 4 dias de 2 horas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pesquisará na Internet o gênero textual contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do texto O Peixe Pixote para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica qual o gênero a ser trabalhado na semana conforme o fluxograma e explica com mais detalhe como fazer uma boa produção textual do gênero conto. E assim o projeto que é de leitura e lazer estará voltado também para os conteúdos a serem trabalhados em salas.
Estratégias e recursos da aula
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site contando história e propor a leitura do texto O peixe pixote com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Três a três em cada computador os alunos deverão recontar a história com interação do trio, norteados pela história ouvida e lida on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, as histórias deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.
Recursos Complementares
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet
http://www.contandohistoria.com/
Software: Drawing for Children
Avaliação
A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento.
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