Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 2
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
AIVIDADE 4 – (c) Registro da experiência (Percepção sobre o planejamento e aplicação da atividade em sala de aula)

Francisca Nonato de Macedo
CEAAL- Guaraí –TO

Planejar utilizando hipertexto e internet foi gratificante e de muitas descobertas, além dos utilizados ainda tive a oportunidade de complementar com o uso de outros recursos como a máquina digital, data show, note book, livros, o software Ares para baixar músicas e o PowerPoint para criar slides.
A execução foi um momento de incentivo a leitura, e ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no galpão da escola com duração de 60min para seis turmas do curso EJA 3º Segmento, e a segunda em oficinas de leitura e produção com os gêneros textuais: Contos, Romance, Poesia e Biografia e obras de Carlos Drummond de Andrade, tendo as mesmas a duração de trinta minutos para cada turma.
Os Alunos mostraram–se motivados e participativos, leram, utilizando livros e internet, reescreveram poema, apresentaram peça teatral e degustaram chá gelado e quente.
A aprendizagem ocorreu a partir de mudanças do conceito dos alunos sobre o acervo bibliográfico, a leitura, e a importância de aprender e de obter informação e conhecimento.
Dificuldades sempre existem, mas foram mínimas e sanadas, pois o planejamento foi antecipado e contou com a parceria dos professores das turmas e da equipe escolar, através de distribuição de tarefas para aplicação da atividade e também da tutoria e dos colegas cursistas, no planejamento. Esta colaboração superou os obstáculos.
Todos os momentos de leitura foram evidenciados com fotos, assim como a produção textual e a apresentação da peça teatral pelos alunos.
O incentivo a leitura foi trabalhado nas disciplinas de Português, Literatura e História, com os conteúdos leitura, produção textual e dramatização, fazendo conexões com, escolas literárias e gêneros textuais.
Por ser uma aula de incentivo a leitura acredito que tenha dado origem ao desenvolvimento de outra ação nas disciplinas envolvidas. Para a biblioteca proporcionou uma maior procura de obras para empréstimo, uma vez que os alunos sentiram-se motivados.
Desenvolver esta aula de incentivo a leitura foi mais uma lição de que, buscando e recebendo apoio da equipe, nada é impossível. Hoje temos em nossas mãos a ferramenta ideal disponível, o mais difícil é administrar o tempo para conhecer e aprender a utilizar e assim tentar planejar e executas aulas mais dinâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário