Minha lista de blogs

domingo, 30 de maio de 2010

Planejamento de aula

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 2
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
AIVIDADE 4 – (a) PLANEJANDO ATIVIDADE COM HPERTEXTO OU INTERNET
Francisca Nonato de Macedo
CEAAL- Guaraí -TO
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação de Jovens e Adultos – 3º segmento
Literatura: Leitura e Produção textual
Chá Literário, com incentivo a leitura de obras de Carlos Drummond de Andrade e outros autores: criações poéticas, e dramáticas

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade e a obra de outros autores
Identificar os principais poemas de Carlos Drummond de Andrade
Conhecer o acervo bibliográfico da biblioteca
Desenvolver o hábito da leitura e produção textual
Respeitar e valorizar o idoso como pessoa sábia e útil na sociedade
Duração das atividades: 4 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno em sala
· Características do Modernismo, período literário de Carlos Drummond de Andrade
· Divulgação de suas obras
· Criação e ensaio de peça teatral
Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
O professor responsável pelo incentivo a leitura deverá apresentar para as turmas no galpão da escola:
- A Biografia de Carlos Drummond de Andrade através de slide lida por um aluno, com utilização de Data Show

- O poema, E Agora José de Carlos Drummond de Andrade narrado por ele mesmo.
Site: http://www.youtube.com/watch?v=CaexXJ6UFnw

- Poema de Meus Oito Anos de Casimiro de Abreu declamado por um voluntário idoso da comunidade. Site de apoio:

-Peça teatral: A vida de Camilo Castelo Branco criada por alunos em aulas anteriores.
Texto retirado do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camilo-castelo-branco/camilo-castelo-branco.php

- Mensagem em vídeo - Conselho de um velho apaixonado - Carlos Drummond de Andrade
Site: http://www.youtube.com/watch?v=Rwlde1AOeJQ
Convite para as oficinas de Leitura e produção
Momento 2
Leitura e produção textual na oficina de leitura online sobre Carlos Drummond de Andrade, onde aluno deverá reescrever o poema Desejos
Sugestão de sites para navegação: http://carlosdrummonddeandrade.com.br/,
http://slidescorepoesia.com/, http://www.algumapoesia.com.br/,
Cada aluno deverá fazer reescrever o poema Desejos
Atividade:
Colégio Estadual Antonio Alencar Leão – 14/05/2010

Reescreva o poema de Carlos Drummond de Andrade, fazendo uma homenagem a alguém que você ama.
O que você deseja para ele ou ela hoje?

Desejos
Carlos Drummond de Andrade
Desejo a você ----------------
Fruto do mato -------------------------------------------------Cheiro de jardim -----amoro no portão --------------------------------------------Domingo sem chuva--------nda sem mau humor ------------------------------------Sábado com seu amor -----------lme do Carlitos-----------------------------------------------Chope com amigos --------------------------------------------Crônica de Rubem Braga -------------------------------------Viver sem inimigos -------------------------------------------Filme antigo na TV --------------------------------------------Ter uma pessoa especial -------------------------------------E que ela goste de você --------------------------------------Música de Tom com letra de Chico --------------------------Frango caipira em pensão do interior ----------------------Ouvir uma palavra amável -----------------------------------Ter uma surpresa agradável ---------------------------------Ver a Banda passar -------------------------------------------Noite de lua Cheia --------------------------------------------Rever uma velha amizade -----------------------------------Ter fé em Deus ------------------------------------------------Não Ter que ouvir a palavra não-----------------------------Nem nunca, nem jamais e adeus. ---------------------------Rir como criança-----------------------------------------------Ouvir canto de passarinho -----------------------------------Sarar de resfriado --------------------------------------------Escrever um poema de Amor --------------------------------Que nunca será rasgado -------------------------------------Formar um par ideal------------------------------------------Tomar banho de cachoeira -----------------------------------Pegar um bronzeado legal -----------------------------------Aprender um nova canção------------------------------------Esperar alguém na estação-----------------------------------Queijo com goiabada -----------------------------------------Pôr-do-sol na roça --------------------------------------------Uma festa ------------------------------------------------------Um violão ------------------------------------------------------Uma seresta ---------------------------------------------------Recordar um amor antigo------------------------------------Ter um ombro sempre amigo --------------------------------Bater palmas de alegria --------------------------------------Uma tarde amena ---------------------------------------------Calçar um velho chinelo --------------------------------------
Sentar numa velha poltrona ---------------------------------Tocar violão para alguém ------------------------------------Ouvir a chuva no telhado ------------------------------------Vinho branco --------------------------------------------------Bolero de Ravel ----------------------------------------------- Muito carinho meu---------------------------------------------
I Chá Literário 14-05-2010
Disciplina:_________________________________
Professor:___________________________________
Aluno:________________________________________
Ano:____EJA
- Visitação e momento de leitura à exposição literária com os gêneros: Poesia, Conto, Romance e Biografia.
- Chá gelado, com música ambiente:
Musicas: Quero Chá - Luíz Gonzaga
Dieta Do Chá - Samprazer
Recursos Complementares:
Slide em PowerPoint com Bibliografia de Carlos Drummond de Andrade
Avaliação
Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pela leitura e produção, avaliando sua participação durante as apresentações e momento de leitura; comprometimento com o grupo; respeito à opinião dos colegas e convidados; postura durante as apresentações dos áudios e nos momentos de leitura e produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário