Plano de aula: TIC Leitura & Lazer - 4º Bimestre 2010
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Uso responsável da internet
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de produção de textos com utilização do computador
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de leitura on-line
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Navegar na internet e descobrir a sua importância na aprendizagem e na formação do cidadão e também os perigos que existem
· Compreender o uso da internet com responsabilidade
· Fazer leitura online, utilizando sites educativos
· Produzir textos utilizando o computador
· Fazer leitura online, utilizando sites educativos
· Produzir textos utilizando o computador
Duração das atividades
Aproximadamente 110 minutos – 03 atividades – 20 minutos para explicações e vídeos, 50 minutos para leitura lazer e 40 para produção textual
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de utilização do computador e internet.
Estratégias e recursos da aula
A aula está estruturada em três momentos, mas apresenta possibilidades de ampliar as atividades, a seguir algumas sugestões:
Exploração de outros sites e blogs educativos
Leitura de história infantil e visualização de vídeos da história
Jogos educativos relacionados à tecnologia
Criar e-mail com autorização dos pais
Alguns recursos para utilização na aula.
Computador
Internet
Acessório Word
Data Show
Vídeos
Impressora
Papel sulfit
Tinta para impressora
Câmara fotográfica
Momento 1 – Roda de conversa (20min)
Os Alunos organizados em uma roda de conversa e acompanhados pelo professor serão informados do objetivo da aula e como ela ocorrerá. Assistirão aos vídeos Guia de navegação para uso responsável da internet, Cartilha CDI e Dentro do Laboratório de informática e serão também orientados para acessarem sites educativos e como realizar a produção textual.
Momento 2 - Leitura on-line (50min) - Leitura e lazer online utilizando o site: Como usar a internet com responsabilidade – 50m (Três alunos por grupo)
Momento 3 – Produzindo um texto (40) - Produção textual em grupo de três alunos, onde os mesmos criarão uma história que envolva responsabilidade no uso da internet, com a utilização do Word
Recursos Complementares:
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=tecnologia
Vídeos a serem executados:
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/videos.php
http://www.youtube.com/watch?v=c1slYB1tm7Q&feature=related
Avaliação
A avaliação será um processo que permeará todo trabalho das atividades sugeridas a partir do primeiro momento, oferecendo informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem e como interpretam o que lêem. As produções escritas do trabalho de grupo demonstrarão a capacidade de elaboração, oralidade e manuseio das tecnologias pelos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema.
Período de execução: _____/_____/____
Agende sua aula com antecedência
Data:_____/____/____ Dia da semana ___________________
Horário __________________
Professor______________ Turma_______________
Nenhum comentário:
Postar um comentário